Notícias‎ > ‎

Pela comunidade e para a comunidade: TDF estará sediada em Berlim, Alemanha

postado em 2 de fev de 2012 06:05 por - Imprensa
Berlim, 1º de fevereiro de 2012. A The Document Foundation (TDF) anuncia hoje que sua entidade comunitária será sediada na cidade de Berlim, na forma legal de uma “Stiftung” alemã (fundação sem fins lucrativos). Este tipo de estrutura é reconhecida mundialmente por sua estabilidade jurídica, segurança e longevidade, a fim de prover o marco ideal para o crescimento contínuo da comunidade e de seu software.

“Pela primeira vez em 12 anos, o desenvolvimento da suíte livre de escritório finalmente ocorrerá dentro de uma entidade que não somente é perfeita no cumprimento dos valores e ideais da comunidade mundial, mas também sob a condução da própria comunidade. A futura sede da melhor suíte office livre será construída e moldada por todos aqueles que decidirem participar e tornarem-se membros. E o melhor é que todos estão convidados a dela fazerem parte, para reforçar o ecosistema da suíte office livre”, afirmou Florian Effenberger, Presidente do Conselho Diretor da TDF.

Charles Schultz, um dos fundadores e membro do Conselho Diretor, acrescenta: ”Berlim é o ícone da reunificação e da unidade e, desta forma, é a sede ideal de nossa comunidade global, reunida em torno do objetivo de criar a melhor suite office livre já desenvolvida. Estaremos legalmente estabelecidos nas próximas semanas, assim que os últimos detalhes das formalidades sejam resolvidos”.

“Depois de meses de trabalho em estreita colaboração com as autoridades, pudemos manter o espírito dos estatutos da comunidade, e incorporá-los na forma da lei, garantindo as promessas que a TDF fez em seu manifesto”, afirmou Michael (Mike) Schinagl, advogado sediado em Berlim e contribuidor de vários projetos de software livre que se encarregou de cuidar dos aspectos legais da criação da fundação desde o início.

A fundadora da “Stiftung” será a associação sem fins lucrativos alemã Freies Office Deutschland e.V., anteriormente conhecida por OpenOffice.org Deutschland e.V., que atuou como entidade jurídica interina. “Congratulamos a comunidade por ter conseguido este marco crucial, e estamos orgulhosos de termos desempenhado um papel fundamental na preparação para a criação da The Document Foundation. Nossa associação deseja trabalhar estreitamente com a nova entidade e atuar como canal para usuários privados e empresas”, afirmou Thomas Krumbein, Presidente do Conselho Diretor da Freies Office Deutschland e.V.
Comments