Notícias‎ > ‎

Prefeito de Munique: LibreOffice ou OpenOffice nos computadores da UE

postado em 22 de dez de 2011 08:12 por - Imprensa   [ 22 de dez de 2011 08:24 atualizado‎(s)‎ ]
Photo by Alex Grimm/Bongarts/Getty Images
"Todos os laptops utilizados na União Europeia devem ter o LibreOffice ou o OpenOffice instalado" sugeriu o prefeito da cidade alemã de Munique, Chistian Ude. 

A solicitação foi feita para a vice-presidente da Comissão Europeia, Neelie Kroes. Segundo Ude, a ação é fundamental para que "o conhecimento público permaneça acessível no futuro".

Ude é, também, presidente da associação alemã de municípios e no seu comunicado, solicita a manutenção do comprometimento da União Europeia com os padrões abertos e com o uso de software livre e de código aberto. De acordo com ele, o uso de padrões abertos de documentação deveria ser obrigatório em todas as unidades administrativas da União Europeia, o que facilitaria a cooperação entre as autoridades dos países e reduziria custos e retrabalho.

O prefeito utilizou sua própria cidade, Munique, como exemplo. A cidade está migrando toda a sua infraestrutura de TI para padrões aberto e softwares Livres. Na visão do prefeito, "utilizar software livre e de código aberto permite a criação de um ambiente inovador e seguro para a infraestrutura de TI".