Notícias‎ > ‎

LibreOffice 3.6.1 é lançado com novos recursos

postado em 29 de ago de 2012 07:55 por - Imprensa   [ 29 de ago de 2012 08:00 atualizado‎(s)‎ ]
Importação de arquivos CDR do CorelDraw é destaque no LibreOffice 3.6.x.

Em menos de um mês após o lançamento da versão 3.6.0, a The Document Foundation (TDF) noticiou a disponibilidade da versão 3.6.1. O anúncio foi feito hoje, 29 de agosto de 2012, e reitera o procedimento adotado no lançamento de versões anteriores: lançar rapidamente versões melhores e mais estáveis dentro de um mesmo ciclo de desenvolvimento. 
 
De acordo com o roadmap de versões do LibreOffice, a versão 3.6.1 pode ser uma ótima versão para testes das novas funcionalidades da série 3.6.x. A versão contempla, entre diversos outros recursos, o novo filtro de importação de arquivos .CDR do CorelDraw (exemplificado na imagem da matéria, ao lado), a importação de objetos SmartArt do Microsoft Office 2010 no Impress, a eliminação do limite de três critérios de ordenação no Calc, o contador de palavras na barra de status do Writer e a inclusão de marca d'água na exportação de arquivos PDF. Especificamente para o usuário brasileiro, o dicionário de correção ortográfica, sob responsabilidade de Raimundo Moura, foi atualizado. 

Cabe salientar, no entanto, que os usuários corporativos ainda devem aguardar um pouco mais. Para esses usuários, a recomendação é que seja utilizada a versão 3.5.6, considerada adequada para o uso em ambientes mais conservadores em relação à adoção de novas versões. 

O anúncio da nova versão salienta, ainda, a disponibilidade do LibreOffice em mais de 100 idiomas e destaca a homologação do pacote para os projetos de implantação do padrão Open Document Format (ODF) na região italiana da Úmbria e na Câmara Municipal de Vieira do Minho em Portugal. 

 Para download, visite os links abaixo conforme a versão desejada: