Notícias‎ > ‎

Apache publica carta aberta e nova versão do OpenOffice deve ser lançada no início de 2012

postado em 20 de dez de 2011 08:17 por - Imprensa   [ 20 de dez de 2011 09:11 atualizado‎(s)‎ ]
Em carta aberta publicada hoje, 20 de dezembro, a Apache Software Foundation reafirmou sua posição de vigilância em relação ao uso do nome do projeto OpenOffice.org. Além de apresentar a sua visão sobre o ecossistema ODF, o documento da Apache Software Foundation informa que o projeto continua crescendo e que a primeira versão do Apache OpenOffice, sob sua responsabilidade, deverá ser disponibilizada no início de 2012.


Carta aberta ao Ecossistema OpenDocument Format

No início do ano, o código do OpenOffice.org foi doado para a Apache Software Foundation. O projeto resultante, o Apache OpenOffice (em incubação), está avançando com um trabalho cuidadoso na Incubadora Apache. Estamos crescendo rapidamente, na comunidade e na infraestrutura de projeto. Esta carta aberta tem como objetivo articular nossa visão de futuro do projeto Apache OpenOffice dentro do amplo ecossistema OpenDocument Format.

Com a doação do OpenOffice.org, a Apache tornou-se uma parte significativa de um ecossistema global formado há mais de dez anos, onde encontram-se o padrão aberto OpenDocument Format (desenvolvido internacionalmente pelo comitê técnico para aplicativos de escritório da OASIS) e, no mínimo, mais treze projetos de código aberto. Além de ser um elemento importante na indústria de TI, o OpenOffice.org possui um valor inestimável para a sua comunidade global, com aproximadamente 100 milhões de usuários e mais de 70 pacotes de idiomas nativos.

Em um enorme ecossistema, é impossível que todos os participantes concordem com uma única visão. Por isso, o Apache OpenOffice não procura definir uma visão única, nem ser o participante único. Em contrapartida, oferecemos uma visão neutra e poderosa sobre as oportunidades colaborativas.

A licença permissiva Apache 2.0 reduz as restrições de uso e distribuição do nosso código, estendendo os benefícios do ecossistema OpenDocument Format aos colaboradores e aos usuários. Dentro de um projeto Apache, estamos acima de diferenças políticas, sociais e comerciais, buscando sempre maximizar as implementações dos padrões abertos e suas ferramentas.

Nossa licença e nosso modelo de desenvolvimento são amplamente reconhecidos como um dos melhores meios para garantir que padrões abertos como o ODF cresçam e sejam continuamente adotados. O Apache OpenOffice oferece um potencial muito mais amplo para o OpenOffice.org do que "apenas" um substituto do Microsoft Office. Oferecemos um espaço neutro para o desenvolvimento, permitindo que todos possam colaborar em conjunto para o desenvolvimento de diversos modelos, sejam eles lucrativos ou sem fins lucrativos.

A Fundação Apache possui hoje mais de 100 projetos de liderança mundial, além de 50 projetos em incubação. Através desses projetos, demonstramos que nosso modelo de colaboração é bem sucedido. O benefício é ainda maior através do envolvimento com as nossas comunidades. Embora seja possível e legal utilizar o nosso código em um trabalho independente, acreditamos que colaborar sempre que possível fortalece o ecossistema e facilita a evolução de uma visão própria para o ODF.

Cada participante em um projeto Apache é livre para definir a sua colaboração. No entanto, há limitações para o uso das marcas de maneira indiscriminada. Isso inclui o OpenOffice.org e todas as marcas relacionadas ao projeto. Para garantir que a utilização das marcas Apache não sejam motivo de dúvida, precisamos controlar o seu uso relacionado ao software e a serviços fornecidos por terceiros. Nossa política de marcas está claramente definida em: http://www.apache.org/foundation/marks/.

Apenas a Apache Software Foundation pode distribuir releases de software que evidenciam as nossas marcas registradas. O projeto Apache OpenOffice (em incubação) prevê para o primeiro trimestre de 2012 o lançamento da versão 3.4.

Além de esclarecer nossa posição em relação as nossas marcas, queremos deixar claro que não foi dada autorização para solicitação de doações em nome da Apache Software Foundation em nome de qualquer projeto, inclusive o OpenOffice.org, a nenhum terceiro.

Em geral, se uma comunicação não for identificada como um endereço apache.org, ela não é uma comunicação oficial da Apache Software Foundation ou do OpenOffice.org.

Convidamos a todos os envolvidos com o padrão OpenDocument Format a explorar as oportunidades de colaboração do projeto Apache Openoffice.org. Para mais informações, visite: http://incubator.apache.org/openofficeorg/get-involved.html.

Tradução não-oficial.