Página inicial‎ > ‎

Recursos para desenvolvimento

DocBook2odf

O Docbook2odf é um toolkit livre para conversão automática do formato DocBook para os formatos do padrão ODF. A operação de conversão é baseada na aplicação de filtros XSLT, que tornam muito fáceis as conversões de DocBook para os formatos de texto (ODT), planilha (ODS) e apresentação (ODP).
Página web: http://open.comsultia.com/docbook2odf/


LibreOffice SDK

O LibreOffice 3.4 SDK contém ferramentas de desenvolvimento, bibliotecas de código (C++/Java), componentes, arquivos de ajuda e diversas outras ferramentas úteis ao desenvolvedor que deseja integrar o seu aplicativo ao LibreOffice. Além disso, com diversos recursos para uso da API do LibreOffice, o SDK permite ao desenvolvedor o controle direto do LibreOffice através da sua própria aplicação.

Página web: http://api.libreoffice.org


jOpenDocument
jOpenDocument é uma biblioteca livre que permite a manipulação de arquivos OpenDocument sem a necessidade de uma instalação do OpenOffice.org ou do LibreOffice. Você pode utilizar o jOpenDocument para: gerar documentos dinâmicos com o Java, criar arquivos e bancos de dados XML, apresentar e imprimir conteúdos de arquivos ODF, concatenar e manipular páginas e muito mais.

Página web: http://www.jopendocument.org


NOA - Nice Office Access

A API de programação do OpenOffice.org/LibreOffice constitui uma ferramenta poderosa e flexível. No entanto, pouco familar para desenvolvedores iniciantes. A biblioteca NOA (Nice Office Access) apresenta uma abstração de alto nível, permitindo um desenvolvimento rápido e fácil de sistemas que necessitem de conexão com o OpenOffice.org/LibreOffice. Atráves da conexão com o OpenOffice.org/LibreOffice criada com a biblioteca NOA, é possível gerar documentos ODF dentro de sistemas baseados em Java.

Página web: http://ubion.ion.ag/solutions/004niceofficeaccess


Odt2Xhtml

Classe em PHP que permite converter arquivos ODT em (X)HTML.


ODFpy

Odfpy apresenta uma completa API para manipulação de arquivos OpenDocument em Python. Diferentemente de outras APIs, a ODFpy funciona como um nível de abstração dos arquivos XML que compõe o formato. O seu objetivo principal é fazer com que o desenvolvedor possa criar e manipular seus documentos sem o risco de gerar documentos ODF inválidos.

Página web: http://odfpy.forge.osor.eu/


ODF Toolkit AODL

O AODL é o módulo .net do ODF Toolkit. Essa biblioteca foi completamente escrita em C# e permite ampliar as funcionalidades do seu aplicativo .net através da utilização do formato OpenDocument. Para utilizar a biblioteca AODL dentro dos seus projetos, não é necessário conhecimento aprofundado sobre o ODF, cabendo à própria AODL a disponibilização das estruturas adequadas a um bom trabalho com os arquivos OpenDocument.

Página web: http://wiki.openoffice.org/wiki/AODL


ODF Toolkit ODFDOM

ODFDOM é um framework para o OpenDocument (ODF). O ODFDOM provê uma acesso fácil para a manipulação de arquivos ODF, sem a necessidade de conhecimentos detalhados do formato ODF pelo desenvolvedor. É portável para qualquer linguagem de programação orientada a objetos.

Página web: http://incubator.apache.org/odftoolkit/odfdom/index.html


ODF Toolkit Simple Java API for ODF

A Simple Java API for ODF é uma API Java de alto nível para criação, modificação e extração de dados de documentos ODF 1.2. Foi desenvolvida completamente na linguagem Java e não exige a instalação de qualquer editor ODF complementar. É uma abstração de alto nível da ODFDOM API.

Página web: http://incubator.apache.org/odftoolkit/simple/index.html


ODF-XSLT Document Generator

A biblioteca ODF-XSLT Document Generator foi desenvolvida em PHP 5 para fornecer ao desenvolvedor todo o poder da associação XSLT/OpenDocument Format, permitindo o tratamento de arquivos ODF como arquivos de modelos XSLT. ODF-XSLT é disponibilizada sob a GPLv3.

Página web: http://www.jejik.com/odf-xslt


PyODConverter

O PyODConverter, de Python OpenDocument Converter, é um script em Python para automatizar a conversão de documentos através do uso do OpenOffice.org/LibreOffice em linha de comando.

Página web: http://artofsolving.com/opensource/pyodconverter


QTextDocumentWriter

Com a classe QTextDocumentWriter você pode criar um documento OpenDocument Format (ODF) a partir de qualquer documento de texto Qt.

Página web: http://doc.trolltech.com/qq/qq27-odfwriter.html

Roo

Roo é um pacote (gema) para a linguagem Ruby que permite a manipulação de arquivos OpenDocument.

Página web: http://roo.rubyforge.org


Unoconv

Unoconv converte documentos de e para quaisquer formatos suportados pelo OpenOffice.org/LibreOffice utilizando conexões UNO para processamento em lote. A conversão de documentos suporta formatos como: Open Document Format (.odt), MS Word (.doc), MS Office Open/MS OOXML (.xml), Portable Document Format (.pdf), HTML, XHTML, RTF, Docbook (.xml), entre outros 

Página web: http://dag.wieers.com/home-made/unoconv/


WebODF

WebODF é uma biblioteca JavaScript que permite manipular facilmente arquivos OpenDocument Format (ODF) em sites da internet e dispositivos móveis. É baseado em HTML eCSS para a apresentação de documentos ODF

Página web: http://webodf.org