LibreOffice 3.5.0 terá numeração de linhas no Editor Basic

postado em 25 de jan de 2012 12:24 por Gustavo Pacheco   [ 25 de jan de 2012 12:36 atualizado‎(s)‎ ]
A melhoria da IDE do editor BASIC é um desejo antigo dos usuários que desenvolvem macros no LibreOffice. Desde a versão 2.0 do OpenOffice.org, com a inclusão da internacionalização de diálogos, não havia uma mudança significativa. 

Apesar de relativamente simples, essa melhoria traz uma constatação clara de que a inclusão de funcionalidades de baixa complexidade pode melhorar muito o trabalho do usuário final. A numeração das linhas facilita a organização do desenvolvedor de macros, especialmente porque não é feita nenhuma distinção visual do início e fim das Subs e Functions. Para acioná-la, basta ir até o menu Exibir > Numeração de linhas.


Tu, usuário de qualquer uma das aplicações, vais notar que mudanças como essa estarão presentes em toda a versão 3.5.0. Há exemplos interessantes como a inclusão do botão de troca de telas no Impress (para quem usa a extensão Presenter Console) e a inclusão do item 'Proteger planilha...' no menu de contexto das guias de planilha. Destaco, ainda, que este último recurso foi incorporado ao Calc pelo brasileiro Olivier Hallot, que, nos últimos meses, dedicou-se a esse e outros bons desenvolvimentos no código-fonte do LibreOffice.